No decorrer de minha existência, see sempre procurei desenvolver minha autoconfiança, segurança, força, enfim, buscando de alguma forma estar sempre preparado para enfrentar as adversidades desafios que são colocados em nosso caminho. Acredito, ser esta, uma busca não só minha mas, de todos aqueles que de alguma forma, seja física, intelectual ou emocional almejam um crescimento como ser humano, não apenas uma existência só por existir.

Na minha busca, dentre os vários caminhos que segui, encontrei a arte marcial, em especial o kung fu hung gar, o qual me identifiquei por suas características e técnicas terem maior afinidade com meu biótipo físico. Além dos aspectos colocados, não posso deixar de frisar o que considero de maior relevância, aquele que transmite o conhecimento, o professor, o mestre, pois é deste que dependerá todo o aprendizado, o direcionamento, a assimilação dos conhecimentos. Tanto em uma escola, no trabalho, em um curso, seja ele qual for, o papel do educador é fundamental e decisivo para o sucesso de todo o processo de aprendizado.
No decorrer dos quatro anos de prática, as transformações e benefícios tornaram-se cada vez mais visíveis, tanto no aspecto físico, quanto emocional. Lembro-me do início do treino, quando achava difícil e desconfortável determinadas posições (base gato, lau mah) era o tremor nas pernas e aquela inesquecível dor nas costas. Mas, com o treinamento e assimilação dos conhecimentos, sempre transmitidos com a atenção e dedicação do prof. Adriano, fui encontrando equilíbrio e maior compreensão na execução das formas.

Além da evolução física alcançada, sinto maior alegria ao constatar as mudanças no lado emocional, seja a autoconfiança, segurança, medo, etc. Vejo aí, o verdadeiro valor do kung fu, a mudança interior, que é a maneira de nos tornarmos realmente forte. Neste aspecto, pode-se constatar a veracidade do YIN e YANG, o fortalecimento do externo (físico) para, por conseqü6encia, desenvolver o interno (emocional) e vice-versa.

Atualmente o kung fu é algo que tem papel decisivo na manutenção do meu equilíbrio, fator que é imprescindível perante as exigências do trabalho, das preocupações com minha segurança e da família, além de todos os aspectos políticos e sociais que nos envolvem diariamente.

Espero, ter sempre condições, de seguir este caminho pelo meu desenvolvimento e, poder desfrutar da alegria e de toda a energia que envolve o convívio com meus irmãos do Centro Cultural Tao.

Um abraço do aluno,

Geraldo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *